Travessia Pirineus 2006

Descrição da Travessia em Autonomia dos Pirineus em Agosto de 2006

Thursday, September 14, 2006

Etapa 4 - De Planoles a Baga - 21/Agosto/2006

Planoles – Baga
59Km – 6hrs55m

Temperatura [Min/Max – Med]: 16/33 – 25

Altitude [Acumulado – Max]: 1740 – 2100


Mapa da Etapa

Altimetria

Comentários do Dia

O dia de hoje foi inolvidável. Começámos com uma ascensão por alcatrão até à Collada de Toses após o que enveredamos por um estradão de montanha com paisagens soberbas: pinhais, prados com as vaquinhas da praxe e tudo o mais. Depois subimos até à estação de esqui de La Molina. É algo muito estranho, uma pista, temporariamente, abandonada no Verão! Depois veio uma descida muito íngreme pela pista de esqui que desembocou num singletrack lindo e técnico, com uma ribeirinha do nosso lado direito e muitas raízes à superfície. Como a seguir a uma descida vem quase sempre uma subida, hoje não foi excepção, ascendemos de novo até aos 2100mts com um troço de 2 ou 3km com pendentes muito acentuadas e pedra solta. Foi muito exigente. A descida reservou-nos o melhor do dia. Com um inicio bastante frio, descemos por caminhos de montanha lindos, com uma série de maciços rochosos, pinhais e montanhas como pano de fundo. Numa palavra: Inolvidável!


JS

---

Grande etapa! Duas subidas valentes, cada uma acima dos 2000mts. Foi mesmo muito bom! Descida de uma pista de esqui com 5Km seguida de um singletrack fabuloso. Vista do outro lado do monte a pista não é menos impressionante!
Os alforges aguentaram o tratamento e já acredito que vão chegar ao fim. O joelho direito começou a dar sinal, a ver vamos…

ZP


Fotos



Collada de Toses


A pista de esqui


A pista de esqui vista do outro lado do monte






Wednesday, September 13, 2006

Etapa 3 - De Villalonga de Ter a Planoles - 20/Agosto/2006

Villalonga de Ter – Planoles
58Km – 7hrs41m

Temperatura [Min/Max – Med]: 15/32 – 23

Altitude [Acumulado – Max]: 1875 – 2050


Mapa da Etapa


Altimetria


Comentários do Dia


Finalmente os montes a sério. Na primeira ascensão subimos aos 2050m. Na segunda tivemos um troço de 2,5Km muito duro em cimento que nos levou a Vilamanya, um pueblo com 2 casas e um estábulo. O traçado foi quase exclusivamente em terra em estradões de montanha. Vistas fantásticas de cortar a respiração. Ao contrário do esperado a etapa correu sem dificuldades de maior embora as ascensões sejam realizadas ao ritmo de caracol, os alforges não ajudam.


JS

---

Correu melhor do que esperava, pelo que vinha na descrição da etapa, estava à espera de bem pior. Cá vamos gerindo a crise e subindo devagarinho. Depois de concluída a etapa estou mais confiante que vou conseguir chegar ao fim. A parte mais chata foi mesmo o caminho ter sido alterado e termos andado aos papeis. Quase no fim da primeira descida do dia o trilho estava meio manhoso, fiquei a olhar para o GPS, o Jorge arrancou monte abaixo, fui ter com ele lá abaixo e voltámos a subir. Quando chegámos novamente lá acima estava uma placa a indicar que era para descer. Lá foram mais 5Km, no gráfico de altimetria é a pequena subida a meio da etapa. Depois andámos à volta com os mapas e feitas as contas perdemos quase uma hora.

Dormir bem que amanhã é dia de La Molina!


ZP


Fotos










Etapa 2 - De Sant Lourenç de la Muga a Villalonga de Ter - 19/Agosto/2006

Sant Lourenç de la Muga - Villalonga de Ter
77.4Km - 8hrs15m
Temperatura [Min/Max – Med]: 22/37 - 29
Altitude [Acumulado – Max]: 2155 – 1075


Mapa da Etapa


Altimetria

Comentários do Dia

Etapa com duas ascensões aos 1000m a preparar as pernas para a alta montanha. O trajecto é simples, à excepção da parte final da subida ao Coll de Riu a exigir alguma técnica. Grande parte do caminho é realizada por estradas de montanha em alcatrão ou cimento. Na ascensão final, feita em serrote o Coll de Carreres e a collada de Sant Pau foram algo exigentes devido às temperaturas elevadas.
Os abastecimentos funcionaram bem. Tanto mais que um grupo de ciclistas com quem nos cruzamos estava a lamentar-se pois dois pontos de abastecimento com que estavam a contar estavam fechados.

JS
---
A
dureza continua, calor e rampas pirenaicas. Mais de 2.000m de subida acumulada em 77Km é obra. O pior é mesmo estar quase tudo asfaltado ou cimentado. Mesmo assim custou menos do que ontem. O que me custou mais foram os 5Km que roubámos à etapa de amanhã, estava mentalizado para acabar em Camprodon e lá tivemos de fazer 5Km em estrada sempre a subir...
Gerimos bem melhor a cena das comidas e isso notou-se no rendimento na etapa.

ZP

Fotos





Monday, September 11, 2006

Etapa 1 - De Llança a Sant Lourenç de la Muga - 18/ Agosto/2006

Llança - Sant Lourenç de la Muga
63.7Km - 6hrs14m
Temperatura [Min/Max – Med]: 25/38 - 30
Altitude [Acumulado – Max]: 1480 – 365


Mapa da Etapa


Altimetria

Comentários do dia

Trajecto com estradões e algum alcatrão. Simples, com algum sobe e desce. Paisagem tipo montado alentejano com muito sobreiro. Cruzamos algumas paisagens muito bonitas, como a zona húmida junto à ponte sobre o rio Arnera. Curiosidade: Nas estradas são utilizados rails revestidos com troncos de árvores. Início de etapa com algum calor (32ºC), depois passou a fazer algum vento e refrescou. A vila onde jantámos tem um casco histórico muito bonito.

JS
----
A viagem correu bem, a etapa é que foi muito mais dura do que eu me lembrava. Temo e pensar no que aí vem, vamos ver como corre. A logística da comida foi um pesadelo, só às 15hrs é que comemos qualquer coisa e cheguei ao fim sem água. Os alforges parecem alguém a puxar a bike nas subidas. Nas descidas é o stress de algum suporte se partir.

ZP

Fotos